O que vai mudar e o que vai permanecer tendência no segmento de joias e semi-joias

Publicado em: 28/04/2020

Em workshop virtual, especialistas debatem mudanças no processo de criação das peças no cenário atual causado pela pandemia

Conscientização maior em relação ao combate ao desperdício, valorização de questões humanas e cuidados práticos no manuseio das joias são algumas das mudanças repentinas que o mercado vive diante da situação de pandemia do coronavírus.

O tema foi debatido em um workshop virtual organizado pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul). A atividade faz parte do programa Ajorsul Educar. O tema "Metodologia de Desenvolvimento de Coleção" foi ministrado pela consultora em design e tendências, Márcia Croce, com a interação virtual dos participantes.

“Haverá uma conscientização muito maior sobre o combate ao desperdício, por exemplo. Por outro lado, há algumas coisas que continuarão. Quando se quer algo para eternizar, o Ouro será sempre a referência. Os ritos de passagem como aniversário e comemoração de datas importantes terão um valor muito forte diante disso tudo que estamos vivendo, porque era algo que havia se perdido um pouco em importância e, agora ,estamos vendo a importância da união entre as pessoas”, explicou.

Durante a conversa, a palestrante também lembrou uma questão prática que precisará ser considerada, levando em conta que os cuidados com a higienização, especialmente das mãos, tende a ser algo que terá continuidade por um longo período.

“O álcool gel vai permanecer em nossas vidas por muito tempo. O fato de retirar a joia e colocar novamente muitas vezes ao dia, também, e isso vai interferir no uso das joias que serão expostas à água e produtos de higiene com muito mais frequência”, completou.

Ao final do encontro, o grupo fez de forma coletiva, a criação de uma coleção simulada, adotando nome, posicionamento no mercado e características a serem aplicadas.

Para informações adicionais sobre os cursos promovidos pela Ajorsul, é oferecido o e-mail educar@ajorsul.com.br