O fim do Marketing tradicional

Publicado em: 08/04/2020


Entenda porque está na hora de repensar toda sua estratégia.

Estamos vivendo em uma nova era...

Com ou sem quarentena, essa Pandemia que tomou conta do mundo vai mudar drasticamente a maneira de pensarmos e agirmos em relação às estratégias de Marketing para nossos negócios. Há alguns anos estamos vendo e vivendo a Era da Experiência. Quantas vezes você já ouviu falar em proporcionar experiências aos seus clientes? Nós mesmos, aqui no Método Vitrinne, falamos disso várias vezes...

E esse momento histórico pelo qual estamos passando será ainda mais fundamental para atravessarmos este período de queda em nossas receitas. Mas eu realmente acredito que esta nova Era será muito mais do que apenas oferecer uma experiência aos nossos clientes. Mais do que isso, essa será a Era das marcas que têm um propósito e valores muito bem definidos.

Desde a Revolução Industrial, o conceito de Marketing tem evoluído de maneira cada vez mais acelerada.Saímos do Marketing 1.0, onde o foco era apenas no lucro das organizações e como escoar rapidamente nossa produção!

Passamos pela fase do Marketing 2.0 ou a Era do Consumidor, onde o foco das empresas estava em entender o cliente e seus hábitos, a fim de fabricar e vender produtos que atendiam melhor as suas necessidades.

Depois, passamos pelo Marketing 3.0, conhecido como a Era das Soluções. Nesta fase, as pessoas não queriam apenas consumir produtos ou serviços, mas sim consumir de empresas que ajudavam a tornar o mundo, um lugar melhor.

Neste ponto, o nível de complexidade para a tomada de decisão é enorme. Muitas empresas oferecendo produtos ou serviços muito semelhantes e as pessoas chegaram ao ponto de contratar consultores para saber se era mais vantajoso comprar da empresa A ou a empresa B.

A conectividade nos deixou perdidos em meio ao surgimento de tantas marcas e empresas e a tecnologia colocou praticamente todo mundo no mesmo patamar. E a mente humana, uma máquina incrivelmente sábia, encontrou um caminho para escolher quais marcas nós, consumidores, vamos escolher.

Sim, com tanta oferta de produtos e serviços, nossos cérebros começaram a tomar o caminho mais fácil para a tomada de decisão: vou comprar de marcas que se pareçam comigo!

Assim, chegamos a Era do Marketing 4.0, ou a Era do Propósito. As pessoas vão consumir produtos de marcas que tenham os mesmos valores, crenças, propósitos e objetivos que elas. Temos a tendência natural de consumir de pessoas (ou marcas) que tenham os mesmos desafios que os nossos.

Logo, a abordagem teórica e tradicional do Marketing e seus 4 P´s estão com os dias contados. Produto, Preço, Praça e Promoção deixarão de ser um diferencial para nossas estratégias. Esqueça tudo que você aprendeu sobre nichos, posicionamento e mercados.

Substitua os 4 P´s pelos 4 C´s dessa nova era: Contexto, Conversa, Comunidade e Conexão. Entenda em qual Contexto a sua marca está inserida no mercado, mantenha diálogo com seus clientes e prospectos de maneira humanizada, crie uma Comunidade com mesmos valores e princípios que norteiam a sua empresa e, assim, você criará uma Conexão com seus clientes.

Estamos adentrando uma nova era no Marketing, e ela veio para ficar! Você está preparado para ela?

Texto: Angelo Zambom Netto – administrador de empresas, especialista em marketing digital e sócio fundador do Método Vitrinne